UMA FERRAMENTA DE ENSINO DE CIRCUITOS LÓGICOS PARA DEFICIENTES VISUAIS

Autores

  • Igor Steinmacher
  • Igor Scaliante Wiese

Palavras-chave:

software, conversão gráfica de circuitos, deficientes visuais.

Resumo

O ensino de lógica digital inclui a representação de expressões lógicas de maneira gráfica. Este tipo de representação se torna um obstáculo quando é necessário o ensino a deficientes visuais. O uso de softwares leitores de tela, que reproduzem conteúdos textuais apresentados na tela em áudio, são uma forma de inclusão dos deficientes visuais em sala de aula. Porém, estes softwares não são capazes de reproduzir representações gráficas. Este artigo apresenta como uma ferramenta pode apoiar o ensino de lógica digital para deficientes visuais, utilizando mecanismos não visuais na representação de circuitos lógicos, possibilitando que usuários videntes e deficientes visuais acessem um mesmo conteúdo.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

STEINMACHER, I.; WIESE, I. S. UMA FERRAMENTA DE ENSINO DE CIRCUITOS LÓGICOS PARA DEFICIENTES VISUAIS. Varia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p.159–170, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/2596. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios