APRENDIZAGEM COLABORATIVA POR MEIO DE COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DISCURSO E EFETIVIDADE

Autores

  • Maria Aparecida de Faria Gomes
  • Tereza Cristina Monteiro Cota
  • Anisiane da Conceição Siqueira Ribeiro Procópio
  • Natália Silva Macedo
  • Thayrone Ferreira Rodrigues Ribeiro

Palavras-chave:

aprendizagem virtual, aprendizagem colaborativa, atividade colaborativa.

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar dados sobre a aprendizagem colaborativa por meio de computador na Educação Superior. O recorte aqui apresentado é parte das reflexões realizadas em uma pesquisa sobre Letramento Digital dos Professores da Educação Superior do Vale do Aço, desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa Educação e Tecnologias - GPET – do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, fomentada pela Fundação de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG. Os dados pesquisados revelaram que apesar do uso de recursos tecnológicos de última geração, as atividades colaborativas não são, efetivamente, praticadas. Os resultados da pesquisa e a análise dos mesmos fundamentam-se nos principais conceitos aqui abordados. Serão tratadas questões sobre conceitos e características de aprendizagem colaborativa, além de habilidades discentes e docentes para realização dessas.

Downloads

Publicado

15-12-2009

Como Citar

GOMES, M. A. de F.; COTA, T. C. M.; PROCÓPIO, A. da C. S. R.; MACEDO, N. S.; RIBEIRO, T. F. R. APRENDIZAGEM COLABORATIVA POR MEIO DE COMPUTADOR NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: DISCURSO E EFETIVIDADE. Varia Scientia, [S. l.], v. 9, n. 16, p. p.51–63, 2009. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/2597. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios