ESTRESSE E ATIVIDADE FISICA EM PROFESSORES MEXICANOS

Autores

  • Lucía Rodríguez Guzmán
  • Francisco José Díaz Cisneros
  • Elizabeth Rodríguez Guzmán
Agências de fomento
Universidad de Guanajuto, CEDAJ

Palavras-chave:

Stress, Physical activity, Teachers

Resumo

Este estudo analisou a prevalência de estresse e atividade física em professores de Guanajuato, México. Com o objetivo de identificar as principais fontes de estresse em 304 professores da educação básica, foi aplicada uma adaptação da escala de Travers e Cooper (coeficiente ,97 Alpha Conbrach's). A atividade física foi detectada através de um questionário. Resultados: Em relação ao nível de estresse, 7,2% dos professores indicam uma grande pressão e 46,7% pressão moderada. Além disso, os dados revelam que apenas 11% dos professores realizam atividade física regularmente. Mais da metade dos participantes neste projeto são sedentários e não se aplicam à prática da atividade física como uma ação protetora contra o estresse e doenças cardiovasculares. Há uma necessidade urgente de melhorar as condições de trabalho e implementar programas de intervenção em saúde que beneficiem professores e alunos nas escolas e comunidades.

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Publicado

29-06-2011

Como Citar

GUZMÁN, L. R.; CISNEROS, F. J. D.; GUZMÁN, E. R. ESTRESSE E ATIVIDADE FISICA EM PROFESSORES MEXICANOS. Varia Scientia, [S. l.], v. 10, n. 17, p. 25–31, 2011. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/2677. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios