Análise do conteúdo de artrópodes em livros didáticos de biologia do ensino médio e o perfil do professor: estudo de caso

Autores

  • Everton Ricardi L. da Silva
  • Luis Francisco A. Alves
  • Sandra Moraes Giannotti

Palavras-chave:

Avaliação de livros, Ensino de Biologia, Formação de professores

Resumo

Há décadas, o livro didático (LD) é tido como principal recurso de ensino e aprendizagem, do qual professores e alunos fazem uso, com ou sem erros factuais, conceituais e de conteúdo. O filo Arthropoda, além de compreender o maior grupo de metazoários, desperta interesse entre professores e alunos, devido ao convívio cotidiano. O objetivo deste trabalho foi o de realizar uma análise estrutural e qualitativa dos LDs de biologia utilizados no Ensino Médio em colégios da rede pública de ensino do município de Cascavel, PR, bem como do conteúdo específico do filo Arthropoda. Além disso, levantou-se o perfil do professor para uma possível correlação com a escolha do LD. Para a análise do livro, adaptou-se uma ficha de avaliação de manuais escolares, e para o levantamento do perfil aplicou-se um questionário semi-estruturado, abordando aspectos relacionados à formação, atuação, metodologia de ensino e opinião do professor sobre o LD. Verificou-se que ambos os livros analisados apresentam falhas referentes ao conteúdo e ilustrações, sendo mais evidentes em um dos livros e que há uma possível relação entre o perfil do professor e a escolha do LD.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA SILVA, E. R. L.; ALVES, L. F. A.; GIANNOTTI, S. M. Análise do conteúdo de artrópodes em livros didáticos de biologia do ensino médio e o perfil do professor: estudo de caso. Varia Scientia, [S. l.], v. 6, n. 11, p. p. 83–98, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/709. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios