Modelo computacional para estimativa das precipitações prováveis utilizando as distribuições de probabilidades gama e log-normal

Autores

  • Adair J. Longo
  • Silvio C. Sampaio
  • Morgana Suszek

Palavras-chave:

Modelo Computacional, Precipitação provável, Estado do Paraná

Resumo

No presente trabalho foi desenvolvido um modelo computacional, utilizando rotinas do software Matlab, para estimativa da precipitação pluviométrica provável, para o Estado do Paraná, nos períodos de 10, 15 e 30 dias, com nível de 75% de probabilidade, utilizando as distribuições de probabilidades gama e log-normal, verificando, através do teste de Kolmogorov-Smirnov e Qui-quadrado, ao nível de 5% de significância, qual das distribuições apresenta melhor ajuste. Foram utilizados registros de precipitação diários de 22 estações climatológicas, localizadas nas diferentes regiões do Estado. O modelo pode ser empregado para o estudo de precipitações prováveis em qualquer região, indiferente da série histórica de dados observados. Pelo teste de aderência, verificou-se que a distribuição de probabilidade gama incompleta ajusta-se melhor às condições pluviométricas do Estado do Paraná, para todos os períodos, indiferente do regime de chuvas de cada região do Estado.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

LONGO, A. J.; SAMPAIO, S. C.; SUSZEK, M. Modelo computacional para estimativa das precipitações prováveis utilizando as distribuições de probabilidades gama e log-normal. Varia Scientia, [S. l.], v. 6, n. 11, p. p. 141–148, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/713. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios