O comportamento do consumidor em relação ao consumo e às estruturas de comercialização da carne bovina na região de Amerios/Pr

Autores

  • Roselis Natalina Mazzuchetti
  • Mário Otávio Batalha

Palavras-chave:

Agronegócios, Comportamento do consumidor, Carne bovina

Resumo

Estudar o comportamento do consumidor da carne bovina é o foco central deste estudo, que tem como objetivo identificar os fatores socioeconômicos, demográficos e psicográficos associados ao consumo de carne bovina no meio urbano na região da AMERIOS – Associação dos Municípios de Entre Rios no Paraná. A amostra compõe-se de 400 entrevistas válidas, aplicadas em 129 pontos de vendas (açougues e supermercados), calculados através da participação dos pontos de vendas no volume comercializado e distribuído entre os 32 municípios da região na proporção de suas populações. Os resultados obtidos após a análise demonstraram que alguns aspectos de conhecimento em relação à carne bovina diferem entre regiões. A análise dos resultados obtidos permite aos agentes da cadeia de carne bovina a identificação das tendências de consumo e a obtenção de informações que permitem o mapeamento do comportamento do consumidor em relação a este produto. Desta forma, as empresas podem ganhar competitividade por intermédio da implementação de ações que criem valor para o cliente pelo atendimento de suas necessidades.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

MAZZUCHETTI, R. N.; BATALHA, M. O. O comportamento do consumidor em relação ao consumo e às estruturas de comercialização da carne bovina na região de Amerios/Pr. Varia Scientia, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 25–43, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/721. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios