Tratamento de resíduos químicos gerados em aulas experimentais do curso de química da Unioeste-Toledo: degradação de corantes azóicos utilizando radiação ultravioleta

Autores

  • Mauricio Ferreira da Rosa
  • Viviane da Silva Lobo
  • Fernando Castanho Morini
  • Estela Francini Silva

Palavras-chave:

Resíduos, Azocorantes, Fotodegradação

Resumo

A crescente preocupação com o lançamento de resíduos no ambiente tem levado o setor produtivo a investir pesadamente em estações para efetuar o tratamento de seus rejeitos e assim adequar-se às legislações ambientais vigentes. Como pólo de desenvolvimento de tecnologia e de conhecimento, a universidade não pode ficar à parte desta tendência. As aulas experimentais do Curso de Química da Unioeste – Campus de Toledo geram pequenos volumes de resíduos sendo que alguns com elevado poder poluente. Estes resíduos, que anteriormente eram indiscriminadamente despejados na pia, são agora segregados, classificados e devem ser tratados antes de serem descartados. Este projeto visa empreender algumas metodologias simples que podem ser empregadas na degradação de contaminantes orgânicos persistentes, como os azocorantes, visando ao posterior descarte desses contaminantes.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA ROSA, M. F.; LOBO, V. da S.; MORINI, F. C.; SILVA, E. F. Tratamento de resíduos químicos gerados em aulas experimentais do curso de química da Unioeste-Toledo: degradação de corantes azóicos utilizando radiação ultravioleta. Varia Scientia, [S. l.], v. 4, n. 8, p. p. 121–131, 2000. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/729. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios