Ernst Bloch
uma identificação entre a transformação do mundo e as onze teses de Marx
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v4i1.14587Palavras-chave:
esperança, transformação, mundoResumo
Na obra O Princípio Esperança I, mais precisamente, no capítulo dezenove: Transformação do mundo ou as Onze teses de Marx sobre Feuerbach, Bloch propõe um pertinente exame minucioso das Onze teses. Essa interpretação se faz necessária, pois a transformação do mundo ocupa um lugar essencial nos argumentos de Bloch para tratar das principais questões que guiam as pretensões dessa obra. Nesse viés, as pretensões deste estudo versam sobre a investigação da seguinte questão: Que relação pode-se propor entre a expressão transformação do mundo e as Onze teses? Para desenvolver tal questão, primeiramente, será feita uma investigação do prefácio da obra, a fim de reconstruir o contexto em que a interpretação está inserida e compreender as definições dos principais conceitos correlatos. Posteriormente, será traçada uma aproximação entre o capítulo dezenove e o prefácio da obra, a fim de orientar as investigações do capítulo estudado para tratar das demais questões levantadas no decorrer da investigação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.