CONHECER EM MARX

Autores

  • Fabrizio Cândia dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v6i1.18987

Palavras-chave:

Metodologia Científica. Sujeito. Objeto.

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo a exposição da metodologia do conhecimento em Marx. Método entendido aqui em sentido amplo, como caminho, peregrinação científica. Para tanto, partir-se-á do debate doutrinário instaurado em que se controvertem duas posições: primazia da consciência sobre a realidade – posição chamada de filosofia do sujeito – ou primazia do objeto sobre a consciência – posição marxista. Neste contexto, e com apoio em Marx, serão aportadas algumas considerações que podem servir de diretrizes à solução desse conflito.

 

Biografia do Autor

Fabrizio Cândia dos Santos

Pós-Graduado em Integração Econômica e Direito Internacional Fiscal pela FGV/UE e mestrando de Sociedade, Cultura e Fronteiras pela Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE . Atualmente é professor do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas e Procurador da Fazenda Nacional - Procuradoria da Fazenda Nacional.

Downloads

Publicado

25-05-2018

Como Citar

DOS SANTOS, F. C. CONHECER EM MARX. Alamedas, [S. l.], v. 6, n. 1, 2018. DOI: 10.48075/ra.v6i1.18987. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/18987. Acesso em: 25 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios