Concepções de professores sobre o conhecimento matemático
um olhar da filosofia da educação matemática
DOI:
https://doi.org/10.48075/ra.v7i1.19777Palavras-chave:
Filosofia da matemática, concepções de ensino, formação de professores.Resumo
Esta pesquisa relata brevemente um estudo realizado acerca dos entendimentos dos professores de Matemática do Ensino Fundamental sobre a formação profissional tendo como base teórica a Filosofia da Educação Matemática. A pesquisa foi realizada com os professores de três escolas públicas estaduais do Paraná, da região da Cantuquiriguaçu. O trabalho teve como objetivo principal analisar as concepções dos professores em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, tentando enquadrar estas concepções dentro das três grandes correntes filosóficas do conhecimento matemático: logicismo, formalismo e intuicionismo. Os dados para o desenvolvimento deste trabalho foram obtidos através de questionário com questões abertas. As respostas permitiram apontar a presença marcante da concepção formalista da Matemática, como também do logicismo, podendo ser possível perceber, raramente nas respostas, alguns indícios do intuicionismo. Através da análise das respostas foi possível observar que as três concepções filosóficas do conhecimento matemático formam o ecletismo das concepções dos professores, deixando evidente que possuem ainda a forte influência do cartesianismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Alamedas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.