CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO: UM OLHAR DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA.

Autores

  • Marlisa Bernardi de Almeida Colégio Estadual Laranjeiras do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.48075/ra.v7i1.19777

Palavras-chave:

Filosofia da matemática, concepções de ensino, formação de professores.

Resumo


Esta pesquisa relata brevemente um estudo realizado acerca dos entendimentos dos professores de Matemática do Ensino Fundamental sobre a formação profissional tendo como base teórica a Filosofia da Educação Matemática. A pesquisa foi realizada com os professores de três escolas públicas estaduais do Paraná, da região da Cantuquiriguaçu. O trabalho teve como objetivo principal analisar as concepções dos professores em relação ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática, tentando enquadrar estas concepções dentro das três grandes correntes filosóficas do conhecimento matemático: logicismo, formalismo e intuicionismo. Os dados para o desenvolvimento deste trabalho foram obtidos através de questionário com questões abertas. As respostas permitiram apontar a presença marcante da concepção formalista da Matemática, como também do logicismo, podendo ser possível perceber, raramente nas respostas, alguns indícios do intuicionismo. Através da análise das respostas foi possível observar que as três concepções filosóficas do conhecimento matemático formam o ecletismo das concepções dos professores, deixando evidente que possuem ainda a forte influência do cartesianismo.  

Biografia do Autor

Marlisa Bernardi de Almeida, Colégio Estadual Laranjeiras do Sul.

Mestre em Educação Matemática, pela Universidade Estadual de Maringá (UEM - 2009)com Graduação em Pedagogia, Supervisão Escolar pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2004) e em Matemática, Licenciatura Plena, pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000), com especialização em Psicopedagogia Escolar pela Universidade Estadual do Centro - Oeste (2002). Atualmente é Professora de Matemática e Pedagoga, da Rede Pública do Estado do Paraná, atuando no Ensino Fundamental e Médio. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Ensino e Aprendizagem e Formação de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, atuando principalmente nos seguintes temas: formação incial e continuada de professores, saberes disciplinares e prática avaliativa em matemática. Tem participação em vários eventos e cursos ligados a área de Educação Matemática.

Downloads

Publicado

05-08-2019

Como Citar

DE ALMEIDA, M. B. CONCEPÇÕES DE PROFESSORES SOBRE O CONHECIMENTO MATEMÁTICO: UM OLHAR DA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. Alamedas, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 130, 2019. DOI: 10.48075/ra.v7i1.19777. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/alamedas/article/view/19777. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos e Ensaios