Aplicação de jogos eletrônicos e realidade virtual em pessoas com autismo: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2025.34920

Palavras-chave:

Tecnologia Assistiva, Exercício em Realidade Virtual, Revisão de Literatura com Assunto

Resumo

INTRODUÇÃO: Tecnologias digitais, como jogos eletrônicos e realidade virtual, apresentam-se como recursos emergentes para intervenções terapêuticas em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tais ferramentas oferecem um ambiente controlado e adaptável, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e cognitivas.
OBJETIVO: Analisar os estudos existentes sobre o uso de jogos eletrônicos e de realidade virtual como ferramentas coadjuvantes em intervenções terapêuticas destinadas a pessoas diagnosticadas com TEA.
MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática incluindo estudos originais, sem limite temporal, indexados nas bases de dados: Web of Science, SciELO, Scopus e PubMed. A análise abordou quatro eixos: habilidades sociais (interação e comunicação), motoras (desenvolvimento fino e grosso), cognitivas (atenção, memória e aprendizado) e outros objetivos (acompanhamento do olhar e processamento sensorial).
RESULTADOS: Dos 13.843 artigos identificados, 138 foram incluídos na síntese, abrangendo diversas amostras e contextos globais. Os resultados destacam crescente interesse na socialização de crianças com TEA, com forte investigação sobre o impacto dos jogos eletrônicos e da realidade virtual.
CONCLUSÃO: Evidências sugerem que essas tecnologias têm se consolidado como ferramentas promissoras no tratamento e desenvolvimento de habilidades em crianças com TEA, contribuindo significativamente para intervenções mais eficazes e inovadoras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Pedroso, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Brasil

Graduado em Educação Física, Doutor em Educação Física. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Referências

AMAT, A. Z.; ZHAO, H.; SWANSON, A.; WEITLAUF, A. S.; WARREN, Z.; SARKAR, N. Design of an Interactive Virtual Reality System, InViRS, for joint attention practice in autistic children. IEEE Transactions on Neural Systems and Rehabilitation Engineering, v. 29, p. 1866-76, 2021. https://doi.org/10.1109/TNSRE.2021.3108351

APA. American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BERNARDINI, S.; PORAYSKA-POMSTA, K.; SMITH, T. J. ECHOES: an intelligent serious game for fostering social communication in children with autism. Information Sciences, v. 264, p. 41-60, 2014. https://doi.org/10.1016/j.ins.2013.10.027

CARVALHO, A. P. de; BRAZ, C. S.; SANTOS, S. M. dos; FERREIRA, R. A. C.; PRATES, R. O. Serious games for children with autism spectrum disorder: A systematic literature review. International Journal of Human–Computer Interaction, p. 1-28, 2023. Informa UK Limited. https://doi.org/10.1080/10447318.2023.2194051

CORREA, B.; SIMAS, F.; PORTES, J. R. M. Metas de socialização e estratégias de ação de mães de crianças com suspeita de Transtorno do Espectro Autista. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 2, p. 293-308, 2018. https://doi.org/10.1590/S1413-6538241800020001

DIDEHBANI, N.; ALLEN, T.; KANDALAFT, M.; KRAWCZYK, D.; CHAPMAN, S. Virtual reality social cognition training for children with high functioning autism. Computers in Human Behavior, v. 62, p. 703-11, 2016. https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.04.033

HERRERA, G.; ALCANTUD, F.; JORDAN, R.; BLANQUER, A.; LABAJO, G.; PABLO, C. de. Development of symbolic play through the use of virtual reality tools in children with autistic spectrum disorders. Autism, v. 12, n. 2, p. 143-57, 2008. https://doi.org/10.1177/1362361307086657

HILTON, C. L.; CUMPATA, K.; KLOHR, C.; GAETKE, S.; ARTNER, A.; JOHNSON, H.; DOBBS, S. Effects of Exergaming on executive function and motor skills in children with autism spectrum disorder: A pilot study. American Journal of Occupational Therapy, v. 68, n. 1, p. 57-65, 2013. https://doi.org/10.5014/ajot.2014.008664

JIMÉNEZ-MUÑOZ, L.; PEÑUELAS-CALVO, I.; RIVERA, M. P. C.; DÍAZ-OLIVÁN, I. Videogames para o tratamento do transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 52, p. 169-88, 2022. https://doi.org/10.1007/s10803-021-04934-9

KE, F.; MOON, J.; SOKOLIKJ, Z. Virtual reality–based social skills training for children with autism spectrum disorder. Journal Of Special Education Technology, v. 37, n. 1, p. 49-62, 2020. https://doi.org/10.1177/0162643420945603

KHOWAJA, K.; SALIM, S. S. A framework to design vocabulary-based serious games for children with autism spectrum disorder (ASD). Universal Access in the Information Society, v. 19, n. 4, p. 739-81, 2019. https://doi.org/10.1007/s10209-019-00689-4

KIM, B.; LEE, D.; MIN, A.; PAIK, S.; FREY, G.; BELLINI, S.; HAN, K.; SHIH, P. C. PuzzleWalk: a theory-driven iterative design inquiry of a mobile game for promoting physical activity in adults with autism spectrum disorder. Plos One, v. 15, n. 9, e0237966, 2020. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0237966

LI, Y.; FENG, Y.; ZHONG, J.; ZOU, Z.; LAN, W.; SHEN Y.; HOU, X. The effects of physical activity interventions in children with autism spectrum disorder: a systematic review and network meta-analysis. Review Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 16 p. 1-15, 2023. https://doi.org/10.1007/s40489-023-00418-x

LUCA, R. de; LEONARDI, S.; PORTARO, S.; CAUSE, M. L.; DOMENICO, C. de; COLUCCI, P. V.; PRANIO, F.; BRAMANTI, P.; CALABRÒ, R. S. Innovative use of virtual reality in autism spectrum disorder: a case-study. Applied Neuropsychology: Child, v. 10, n. 1, p. 90-100, 2019. https://doi.org/10.1080/21622965.2019.1610964

MALINVERNI, L.; MORA-GUIARD, J.; PADILLO, V.; VALERO, L.; HERVÁS, A.; PARES, N. An inclusive design approach for developing video games for children with autism spectrum disorder. Computers in Human Behavior, v. 71, p. 535-49, 2017. https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.01.018

MAUÉS, G. R. O direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a luz da legislação brasileira. 2024. 47f. Monografia (Escola de Direito, Negócios e Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7703 Acesso em: 02/06/2024.

MESA-GRESA, P.; GIL-GÓMEZ, H.; LOZANO-QUILIS, J. A.; GIL-GÓMEZ, J. A. Effectiveness of virtual reality for children and adolescents with autism spectrum disorder: An evidence-based systematic review. Sensors, v. 18, n. 8, p. 2486, 2018. https://doi.org/10.3390/s18082486

MILAJERDI, H. R.; SHEIKH, M.; NAJAFABADI, M. G.; SAGHAEI, B.; NAGHDI, N.; DEWEY, D. The effects of physical activity and exergaming on motor skills and executive functions in children with autism spectrum disorder. Games for Health Journal, v. 10, n. 1, p. 33-42, 2021. https://doi.org/10.1089/g4h.2019.0180

MITTAL, P.; BHADANIA, M.; TONDAK, N.; AJMERA, P.; YADAV, S.; KUKRETI, A.; KALRA, S.; AJMERA, P. Effect of immersive virtual reality-based training on cognitive, social, and emotional skills in children and adolescents with autism spectrum disorder: A meta-analysis of randomized controlled trials. Research in Developmental Disabilities, v. 151, e104771. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2024.104771

PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L.; RESENDE, L. M. M. de. Avanços na composição da Methodi Ordinatio para revisão sistemática de literatura. Ciência da Informação, v. 46 n. 2, p. 161-87, 2017. https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i2.1886

PAGANI, R. N.; PEDROSO, B.; SANTOS, C. B. dos.; PICININ, C. T.; KOVALESKI, J. L. Methodi Ordinatio 2.0: revisited under statistical estimation and presenting Finder and Rankin. Quality & Quantity, v. 57, p. 4563-602, 2023. https://doi.org/10.1007/s11135-022-01562-y

PETERS-SCHEFFER, N.; DIDDEN, R.; KORZILIUS, H.; STURMEY, P. A meta-analytic study on the effectiveness of comprehensive ABA-based early intervention programs for children with autism spectrum disorders. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 5, n. 1, p. 60-75, 2011. https://doi.org/10.1016/j.rasd.2010.03.011

REZAYI, S.; TEHRANI-DOOST, M.; SHAHMORADI, L. Features and effects of computer-based games on cognitive impairments in children with autism spectrum disorder: an evidence-based systematic literature review. BMC Psychiatry, v. 23, n. 1, p. 1-32, 2023. https://doi.org/10.1186/s12888-022-04501-1

ROMANZINI, C. L. P.; PAVANELLO, B. L. L.; IAROSZ, K. C.; PIRES, V. Z. Intervenção para o controle do peso corporal de adolescentes, utilizando videogames ativos: um estudo piloto. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, n. 2, p. 51-5, 2018. https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p51

SERRET, S.; HUN, S.; IAKIMOVA, G.; LOZADA, J.; ANASTASSOVA, M.; SANTOS, A.; VESPERINI, S.; ASKENAZY, F. Facing the challenge of teaching emotions to individuals with low- and high-functioning autism using a new serious game: A pilot study. Molecular Autism, v. 5, n. 1, p. 37, 2014. https://doi.org/10.1186/2040-2392-5-37

SILVA, S. A.; LOURENÇO, G. R.; NIQUINI CARÍSSIMO, J. M. Educação física escolar e o envolvimento dos alunos: o uso dos exergames. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 22, e31753, 2024. https://doi.org/10.36453/cefe.2024.31753

SIMÕES, M.; BERNARDES, M.; BARROS, F.; CASTELO-BRANCO, M. Virtual travel training for autism spectrum disorder: Proof-of-concept interventional study. JMIR Serious Games, v. 6, n. 1, p. 5, 2018. https://doi.org/10.2196/games.8428

WHO. World Health Organization. World mental health report: Transforming mental health for all. World Health Organization, 2022. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240049338 Acesso em: 17/01/2024.

ZHAO, H.; SWANSON, A. R.; WEITLAUF, A. S.; WARREN, Z. E.; SARKAR, N. Hand-in-Hand: a communication-enhancement collaborative virtual reality system for promoting social interaction in children with autism spectrum disorders. IEEE Transactions on Human-Machine Systems, v. 48, n. 2, p. 136-48, 2018. https://doi.org/10.1109/THMS.2018.2791562

Downloads

Publicado

01.12.2025

Como Citar

LIGESKI, L. L.; GOVEIA, J. C. de; VARGAS, L. M.; PEDROSO, B. Aplicação de jogos eletrônicos e realidade virtual em pessoas com autismo: uma revisão sistemática. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 23, p. e34920, 2025. DOI: 10.36453/cefe.2025.34920. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/34920. Acesso em: 2 dez. 2025.