Aplicação de jogos eletrônicos e realidade virtual em pessoas com autismo: uma revisão sistemática

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2025.34920

Palabras clave:

Tecnologia Assistiva, Exercício em Realidade Virtual, Revisão de Literatura com Assunto

Resumen

INTRODUÇÃO: Tecnologias digitais, como jogos eletrônicos e realidade virtual, apresentam-se como recursos emergentes para intervenções terapêuticas em indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Tais ferramentas oferecem um ambiente controlado e adaptável, promovendo o desenvolvimento de habilidades sociais, motoras e cognitivas.
OBJETIVO: Analisar os estudos existentes sobre o uso de jogos eletrônicos e de realidade virtual como ferramentas coadjuvantes em intervenções terapêuticas destinadas a pessoas diagnosticadas com TEA.
MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática incluindo estudos originais, sem limite temporal, indexados nas bases de dados: Web of Science, SciELO, Scopus e PubMed. A análise abordou quatro eixos: habilidades sociais (interação e comunicação), motoras (desenvolvimento fino e grosso), cognitivas (atenção, memória e aprendizado) e outros objetivos (acompanhamento do olhar e processamento sensorial).
RESULTADOS: Dos 13.843 artigos identificados, 138 foram incluídos na síntese, abrangendo diversas amostras e contextos globais. Os resultados destacam crescente interesse na socialização de crianças com TEA, com forte investigação sobre o impacto dos jogos eletrônicos e da realidade virtual.
CONCLUSÃO: Evidências sugerem que essas tecnologias têm se consolidado como ferramentas promissoras no tratamento e desenvolvimento de habilidades em crianças com TEA, contribuindo significativamente para intervenções mais eficazes e inovadoras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Bruno Pedroso, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, Brasil

Graduado em Educação Física, Doutor em Educação Física. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Citas

AMAT, A. Z.; ZHAO, H.; SWANSON, A.; WEITLAUF, A. S.; WARREN, Z.; SARKAR, N. Design of an Interactive Virtual Reality System, InViRS, for joint attention practice in autistic children. IEEE Transactions on Neural Systems and Rehabilitation Engineering, v. 29, p. 1866-76, 2021. https://doi.org/10.1109/TNSRE.2021.3108351

APA. American Psychiatric Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BERNARDINI, S.; PORAYSKA-POMSTA, K.; SMITH, T. J. ECHOES: an intelligent serious game for fostering social communication in children with autism. Information Sciences, v. 264, p. 41-60, 2014. https://doi.org/10.1016/j.ins.2013.10.027

CARVALHO, A. P. de; BRAZ, C. S.; SANTOS, S. M. dos; FERREIRA, R. A. C.; PRATES, R. O. Serious games for children with autism spectrum disorder: A systematic literature review. International Journal of Human–Computer Interaction, p. 1-28, 2023. Informa UK Limited. https://doi.org/10.1080/10447318.2023.2194051

CORREA, B.; SIMAS, F.; PORTES, J. R. M. Metas de socialização e estratégias de ação de mães de crianças com suspeita de Transtorno do Espectro Autista. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 24, n. 2, p. 293-308, 2018. https://doi.org/10.1590/S1413-6538241800020001

DIDEHBANI, N.; ALLEN, T.; KANDALAFT, M.; KRAWCZYK, D.; CHAPMAN, S. Virtual reality social cognition training for children with high functioning autism. Computers in Human Behavior, v. 62, p. 703-11, 2016. https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.04.033

HERRERA, G.; ALCANTUD, F.; JORDAN, R.; BLANQUER, A.; LABAJO, G.; PABLO, C. de. Development of symbolic play through the use of virtual reality tools in children with autistic spectrum disorders. Autism, v. 12, n. 2, p. 143-57, 2008. https://doi.org/10.1177/1362361307086657

HILTON, C. L.; CUMPATA, K.; KLOHR, C.; GAETKE, S.; ARTNER, A.; JOHNSON, H.; DOBBS, S. Effects of Exergaming on executive function and motor skills in children with autism spectrum disorder: A pilot study. American Journal of Occupational Therapy, v. 68, n. 1, p. 57-65, 2013. https://doi.org/10.5014/ajot.2014.008664

JIMÉNEZ-MUÑOZ, L.; PEÑUELAS-CALVO, I.; RIVERA, M. P. C.; DÍAZ-OLIVÁN, I. Videogames para o tratamento do transtorno do espectro do autismo: uma revisão sistemática. Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 52, p. 169-88, 2022. https://doi.org/10.1007/s10803-021-04934-9

KE, F.; MOON, J.; SOKOLIKJ, Z. Virtual reality–based social skills training for children with autism spectrum disorder. Journal Of Special Education Technology, v. 37, n. 1, p. 49-62, 2020. https://doi.org/10.1177/0162643420945603

KHOWAJA, K.; SALIM, S. S. A framework to design vocabulary-based serious games for children with autism spectrum disorder (ASD). Universal Access in the Information Society, v. 19, n. 4, p. 739-81, 2019. https://doi.org/10.1007/s10209-019-00689-4

KIM, B.; LEE, D.; MIN, A.; PAIK, S.; FREY, G.; BELLINI, S.; HAN, K.; SHIH, P. C. PuzzleWalk: a theory-driven iterative design inquiry of a mobile game for promoting physical activity in adults with autism spectrum disorder. Plos One, v. 15, n. 9, e0237966, 2020. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0237966

LI, Y.; FENG, Y.; ZHONG, J.; ZOU, Z.; LAN, W.; SHEN Y.; HOU, X. The effects of physical activity interventions in children with autism spectrum disorder: a systematic review and network meta-analysis. Review Journal of Autism and Developmental Disorders, v. 16 p. 1-15, 2023. https://doi.org/10.1007/s40489-023-00418-x

LUCA, R. de; LEONARDI, S.; PORTARO, S.; CAUSE, M. L.; DOMENICO, C. de; COLUCCI, P. V.; PRANIO, F.; BRAMANTI, P.; CALABRÒ, R. S. Innovative use of virtual reality in autism spectrum disorder: a case-study. Applied Neuropsychology: Child, v. 10, n. 1, p. 90-100, 2019. https://doi.org/10.1080/21622965.2019.1610964

MALINVERNI, L.; MORA-GUIARD, J.; PADILLO, V.; VALERO, L.; HERVÁS, A.; PARES, N. An inclusive design approach for developing video games for children with autism spectrum disorder. Computers in Human Behavior, v. 71, p. 535-49, 2017. https://doi.org/10.1016/j.chb.2016.01.018

MAUÉS, G. R. O direito da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a luz da legislação brasileira. 2024. 47f. Monografia (Escola de Direito, Negócios e Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2024. Disponível em: https://repositorio.pucgoias.edu.br/jspui/handle/123456789/7703 Acesso em: 02/06/2024.

MESA-GRESA, P.; GIL-GÓMEZ, H.; LOZANO-QUILIS, J. A.; GIL-GÓMEZ, J. A. Effectiveness of virtual reality for children and adolescents with autism spectrum disorder: An evidence-based systematic review. Sensors, v. 18, n. 8, p. 2486, 2018. https://doi.org/10.3390/s18082486

MILAJERDI, H. R.; SHEIKH, M.; NAJAFABADI, M. G.; SAGHAEI, B.; NAGHDI, N.; DEWEY, D. The effects of physical activity and exergaming on motor skills and executive functions in children with autism spectrum disorder. Games for Health Journal, v. 10, n. 1, p. 33-42, 2021. https://doi.org/10.1089/g4h.2019.0180

MITTAL, P.; BHADANIA, M.; TONDAK, N.; AJMERA, P.; YADAV, S.; KUKRETI, A.; KALRA, S.; AJMERA, P. Effect of immersive virtual reality-based training on cognitive, social, and emotional skills in children and adolescents with autism spectrum disorder: A meta-analysis of randomized controlled trials. Research in Developmental Disabilities, v. 151, e104771. https://doi.org/10.1016/j.ridd.2024.104771

PAGANI, R. N.; KOVALESKI, J. L.; RESENDE, L. M. M. de. Avanços na composição da Methodi Ordinatio para revisão sistemática de literatura. Ciência da Informação, v. 46 n. 2, p. 161-87, 2017. https://doi.org/10.18225/ci.inf.v46i2.1886

PAGANI, R. N.; PEDROSO, B.; SANTOS, C. B. dos.; PICININ, C. T.; KOVALESKI, J. L. Methodi Ordinatio 2.0: revisited under statistical estimation and presenting Finder and Rankin. Quality & Quantity, v. 57, p. 4563-602, 2023. https://doi.org/10.1007/s11135-022-01562-y

PETERS-SCHEFFER, N.; DIDDEN, R.; KORZILIUS, H.; STURMEY, P. A meta-analytic study on the effectiveness of comprehensive ABA-based early intervention programs for children with autism spectrum disorders. Research in Autism Spectrum Disorders, v. 5, n. 1, p. 60-75, 2011. https://doi.org/10.1016/j.rasd.2010.03.011

REZAYI, S.; TEHRANI-DOOST, M.; SHAHMORADI, L. Features and effects of computer-based games on cognitive impairments in children with autism spectrum disorder: an evidence-based systematic literature review. BMC Psychiatry, v. 23, n. 1, p. 1-32, 2023. https://doi.org/10.1186/s12888-022-04501-1

ROMANZINI, C. L. P.; PAVANELLO, B. L. L.; IAROSZ, K. C.; PIRES, V. Z. Intervenção para o controle do peso corporal de adolescentes, utilizando videogames ativos: um estudo piloto. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, n. 2, p. 51-5, 2018. https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p51

SERRET, S.; HUN, S.; IAKIMOVA, G.; LOZADA, J.; ANASTASSOVA, M.; SANTOS, A.; VESPERINI, S.; ASKENAZY, F. Facing the challenge of teaching emotions to individuals with low- and high-functioning autism using a new serious game: A pilot study. Molecular Autism, v. 5, n. 1, p. 37, 2014. https://doi.org/10.1186/2040-2392-5-37

SILVA, S. A.; LOURENÇO, G. R.; NIQUINI CARÍSSIMO, J. M. Educação física escolar e o envolvimento dos alunos: o uso dos exergames. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 22, e31753, 2024. https://doi.org/10.36453/cefe.2024.31753

SIMÕES, M.; BERNARDES, M.; BARROS, F.; CASTELO-BRANCO, M. Virtual travel training for autism spectrum disorder: Proof-of-concept interventional study. JMIR Serious Games, v. 6, n. 1, p. 5, 2018. https://doi.org/10.2196/games.8428

WHO. World Health Organization. World mental health report: Transforming mental health for all. World Health Organization, 2022. Disponível em: https://www.who.int/publications/i/item/9789240049338 Acesso em: 17/01/2024.

ZHAO, H.; SWANSON, A. R.; WEITLAUF, A. S.; WARREN, Z. E.; SARKAR, N. Hand-in-Hand: a communication-enhancement collaborative virtual reality system for promoting social interaction in children with autism spectrum disorders. IEEE Transactions on Human-Machine Systems, v. 48, n. 2, p. 136-48, 2018. https://doi.org/10.1109/THMS.2018.2791562

Publicado

01.12.2025

Cómo citar

LIGESKI, L. L.; GOVEIA, J. C. de; VARGAS, L. M.; PEDROSO, B. Aplicação de jogos eletrônicos e realidade virtual em pessoas com autismo: uma revisão sistemática. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 23, p. e34920, 2025. DOI: 10.36453/cefe.2025.34920. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/34920. Acesso em: 2 dic. 2025.