A adequação da PETROS à reforma da previdência: atores e interesses
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v15i28.10403Palavras-chave:
fundo de pensão, reforma, Petrobrás, PETROSResumo
O presente artigo apresenta uma análise das disputas envolvendo a adequação do fundo de pensão patrocinado pela Petrobrás, a PETROS (Fundação Petrobrás de Seguridade Social), à “reforma da previdência”, as quais dizem respeito – em última instância – à gestão de seus vultosos recursos. É discutido o caráter estratégico dos fundos de pensão como agentes do capital financeiro, destacando a PETROS como “investidor institucional” no mercado de ações, partícipe significativo em empreendimentos governamentais de grande monta e eventual gerador de passivos para a Petrobrás. Vislumbram-se ainda as consequências da conformação da PETROS à legislação reformista para as sociabilidades entre os petroleiros ativos e aposentados.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27-06-2016
Como Citar
DE SOUSA, R. R. A adequação da PETROS à reforma da previdência: atores e interesses. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 15, n. 28, p. 61–82, 2016. DOI: 10.48075/revistacsp.v15i28.10403. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/10403. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.