ORGANIZAÇÃO KAINGANG: O CASO DAS LIDERANÇAS TRADICIONAIS E POLÍTICAS NO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v13i25.10483Palavras-chave:
Kaingang. Liderança. Empoderamento.Resumo
O presente artigo abordou a questão da organização social e política do povo Kaingang no sul do Brasil, especialmente no estado do Paraná. O estudo buscou analisar a dinâmica das lideranças indígenas em contato com a sociedade envolvente e o Estado nacional. A pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa e explorou o espaço das lideranças indígenas internas (no espaço das aldeias e/ou terras indígenas) e externas (Estado, Governo, Entidades Indígenas e Ongs), sobretudo aquelas que atuam no movimento indígena regional, nacional e internacional. Logo, a partir das narrativas dos entrevistados, o estudo mostrou a tendência de o povo Kaingang escolher os seus líderes com base em algumas competências essenciais como: escolarizado, domínio da língua portuguesa, negociador, conhecedor das legislações indigenistas nacionais e resoluções internacionais, etc.
Palavra-chave: Kaingang. Liderança. Empoderamento.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.