ANÁLISE DE CUSTEIO BASEADO EM ATIVIDADES: UM ESTUDO COMPARATIVO EM EMPRESA CONCRETEIRA.
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i26.10496Palavras-chave:
Ciências contábeisResumo
Os últimos anos têm sido marcados por relevantes mudanças mercadológicas. O atual ambiente competitivo sugere mudanças na forma de administrar os custos para possibilitar a continuidade da empresa no mercado. Para tanto, é importante que se tenha um controle adequado e a alocação correta de custos. Este trabalho busca identificar o método de rateio mais indicado para controlar custos em uma empresa de grande porte que atua na área de engenharia de concreto. Para os comparativos, foram utilizados dois cenários de custeio diferentes, o método ABC (Activity Based Costing) e o sistema por departamentalização. Para a realização desta pesquisa foram levantados dados quantitativos de custo da empresa, os quais foram contemplados por entrevistas com os gestores. A partir do estudo realizado foi possível a constatação de que o método ABC se adapta a empresas do ramo da construção civil, pois o sistema proporciona aos gestores melhor visualização de seus custos fornecendo informações que podem auxiliar na tomada de decisão. O método procura reduzir as distorções provocadas pelo rateio arbitrário dos custos indiretos, fazendo uma análise dos custos das atividades significativas desenvolvidas na empresa e definindo seus direcionadores. Além disso, a pesquisa forneceu à organização condições para analisar e visualizar todos os seus custos de uma maneira mais detalhada, obtendo um controle absoluto sobre seus gastos.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.