ADAPTAÇÃO CULTURAL DE EXPATRIADOS BRASILEIROS: UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAIS E EMPRESARIAS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v15i28.10503Palavras-chave:
Internacionalização. Expatriação. Adaptação cultural.Resumo
Este estudo buscou identificar os aspectos econômicos, sociais e empresariais que influenciam na adaptação cultural de expatriados organizacionais e voluntários brasileiros. Para responder ao objetivo, foram entrevistados dois expatriados organizacionais e sete expatriados voluntários. As entrevistas foram guiadas por um roteiro preestabelecido, elaborado a partir de Gialain (2009) e Barbosa (2010). Para a análise, os dados foram agrupados em categorias de análise. Os resultados mostram que tanto para os expatriados voluntários quanto para os organizacionais o fator financeiro teve grande importância na decisão de expatriação. Ainda, a expatriação foi indicada por grande parte dos respondentes como parte de seu planejamento da carreira, ao mesmo tempo em que a expatriação exigiu deles constantes adaptações aos diferentes aspectos do país destino. Finalmente, os expatriados organizacionais indicaram que aspectos, como relacionamento com os novos colegas e a carga de trabalho, não dificultaram a adaptação no país-destino. Os entrevistados foram unânimes em afirmar que o apoio familiar foi imprescindível na decisão de expatriação.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.