COMPLEXO PORTUÁRIO DO RIO ITAJAÍ-AÇU: UM COMPARATIVO DE CUSTOS E PROCEDIMENTOS SOB A ÓTICA DO IMPORTADOR BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v15i28.10748Palavras-chave:
Comércio Exterior. Importação. Terminais. Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu.Resumo
O Complexo Portuário do Rio Itajaí-Açu, localizado nas margens do Rio Itajaí-Açu, divide os municípios de Itajaí (SC) e Navegantes (SC) e vem demonstrando competitividade perante outros terminais. O artigo teve como objetivo geral traçar um comparativo apresentando custos, procedimentos operacionais e demais fatores relevantes identificados nos processos de importação entre estes terminais. Considerando aspectos legais e políticas gerais dos envolvidos, foi utilizado o método de pesquisa qualitativo e quantitativo, com levantamentos através de documentos, materiais bibliográficos e consultas a informações publicadas nos meios de comunicação. Os resultados apontaram que os terminais do complexo adotam políticas semelhantes entre si, firmando parcerias, entre outros. Contudo, também apresentam concorrência direta demonstradas em algumas ações comerciais e até mesmo sobre aspectos estruturais. O importador deve considerar diversas variáveis antes de definir o terminal do qual pretende destinar sua carga.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.