A MÃO DE OBRA FEMININA NO MERCADO DE TRABALHO BRASILEIRO: DISCRIMINAÇÃO SALARIAL POR GÊNERO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i26.10860Palavras-chave:
Mercado de trabalho feminino. Discriminação salarial. GêneroResumo
Há décadas as mulheres têm sofrido com a discriminação de gênero no mercado de trabalho, impedindo-as de exercerem plenamente seu papel como cidadãs além do ambiente familiar e prejudicando sua evolução e ascensão no mundo do trabalho. A partir do século XX, no entanto, elas começaram a ganhar espaço nesse mercado, assumindo um novo perfil como geradora de renda familiar. Sob esta ótica, este estudo objetiva analisar a participação das mulheres no mercado de trabalho e os diferenciais de salários por gênero no Brasil, a partir dos microdados da PNAD, do IBGE, de 2002 e 2011. O procedimento metodológico consistiu em estimar a equação de salário (MINCER, 1974), aplicar a correção do viés de seleção na amostra (HECKMAN, 1979) e decompor o modelo de Oaxaca (OAXACA, 1973). Os resultados obtidos mostram que, apesar de as mulheres serem mais escolarizadas do que os homens, ainda há diferenciais salariais que não decorrem dos fatores produtivos, sinal de discriminação no mercado de trabalho brasileiro, tanto em 2002 como em 2011. Podem ser destacados dois aspectos, um negativo e outro positivo, nesse período: houve aumento da discriminação por gênero, contudo aumentou a participação das mulheres no mercado de trabalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.