DESAFIOS DO ESTADO CONTEMPORÂNEO DIANTE DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.10986Palavras-chave:
Estado Moderno. Qualidade de Vida. Desenvolvimento Econômico.Resumo
O presente artigo apresenta de forma estruturante as possíveis intervenções do Estado contemporâneo, perante os desafios do desenvolvimento econômico dos municípios brasileiros, representado pela figura do gestor público. Suas discussões convergem nos exequíveis papéis dos gestores públicos orientados pelas políticas públicas. Seu objetivo é pontuar possíveis medidas que contribuam para promoção da qualidade de vida, mensuradas pelo Índice de Desenvolvimento Humano – IDH. O método utilizado na pesquisa é de caráter bibliográfico revisionista, amparado pela modalidade teórica. Desta forma, permite ampliar as discussões e generalizar os escritos elencados. A partir da pesquisa exploratória foi favorável o levantamento bibliográfico, necessário ao ensaio. A base de dados se estruturou em fontes primárias, em que a abordagem técnica empregada foi qualitativa, imperando assim o método dedutivo. Os resultados alcançados se desdobram em conceituar e analisar as propostas desenvolvimentistas, tendo como pano de fundo uma leitura que ressalta a primazia do Estado contemporâneo como agente fomentador da economia hodierna, levando em conta que o mercado e seu instrumento de autorregulação vem se mostrando ineficaz no que concerne a diminuição das desigualdades na distribuição de renda. Nesta visão, as funções das políticas públicas aquecem o debate defronte o papel do gestor público.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
11-12-2015
Como Citar
ONISTO, F.; BAZZANELLA, S. L. DESAFIOS DO ESTADO CONTEMPORÂNEO DIANTE DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 133–155, 2015. DOI: 10.48075/revistacsp.v14i27.10986. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/10986. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.