AUTOGESTÃO E PARCERIA NO ASSOCIATIVISMO: Um Estudo de Caso na Associação de Potencialização de Espaços Comerciais
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.11288Palavras-chave:
Autogestão, Associativismo, ParceriasResumo
Diante da constante mudança no cenário competitivo empresarial, torna-se necessário criar alternativas de sobrevivência, uma delas é a união de forças na busca de objetivos em comum por meio do associativismo. Os resultados dessa parceria tendem a beneficiar todos que participam, porém, para maior efetividade, é importante que haja interação dos membros na gestão. Nesse contexto, o presente artigo busca evidenciar características de autogestão e parceria na Associação de Potencialização de Espaços Comerciais - APEC, criada para dar continuidade ao projeto do SEBRAE, em Francisco Beltrão-PR, que visava fomentar espaços comerciais em parceria com os empresários. Trata-se de um estudo de caso, que teve como instrumentos de coleta de dados: a pesquisa documental; a entrevista, com parte dos membros da Diretoria Executiva da APEC; e o questionário, aplicados aos associados. O período da pesquisa foi de 41 dias, ocorrendo entre 01/10/2013 a 10/11/2013. Evidenciou-se indícios de que os conceitos propostos estão sendo praticados, entretanto, com algumas falhas. Em relação à autogestão, há falta de participação e comprometimento de parte dos associados nas tomadas de decisões e ações propostas, e em relação à parceria, ocorre certa falta de afinidade e flexibilidade entre os membros.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
11-12-2015
Como Citar
TAZINASSO DE OLIVEIRA, D.; MEZOMO, J. AUTOGESTÃO E PARCERIA NO ASSOCIATIVISMO: Um Estudo de Caso na Associação de Potencialização de Espaços Comerciais. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 108–132, 2015. DOI: 10.48075/revistacsp.v14i27.11288. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/11288. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.