FONTES DE CRESCIMENTO DA PECUÁRIA LEITEIRA PARANAENSE NO PERÍODO 1995-2010: uma análise por mesorregiões à luz do método shift-share
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.11357Palavras-chave:
pecuária leiteria, método shift-share, Paraná.Resumo
O objetivo do presente estudo é analisar as fontes de crescimento da pecuária leiteira nas mesorregiões geográficas do estado do Paraná no período 1995 a 2010. Especificamente se busca avaliar como ocorreu a variação na produção de leite neste período, se através de alterações na produtividade ou devido a mudanças relacionadas ao tamanho do rebanho ordenhado. O método shift-share foi utilizado para decompor a produção de leite em duas fontes de variação ou efeitos, denominados efeito expansão do rebanho e efeito produtividade. Os resultados permitem concluir que o Paraná apresentou crescimento na produção de leite no período analisado, aumentando sua participação na produção nacional, e que os ganhos de produtividade foram a principal fonte de crescimento da expansão observada na produção. Analisando as mesorregiões do Estado, observou-se que todas apresentaram crescimento na produção de leite no período analisado, não obstante tenha sido constatada uma evidente heterogeneidade regional nesse desempenho, com sete mesorregiões tendo apresentado crescimento inferior à média estadual, enquanto três registraram crescimento superior à media estadual: o Centro-Sul Paranaense, o Sudoeste Paranaense e o Oeste Paranaense.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.