PROSÓDIA MARCÁRIA: UMA ETNOGRAFIA DA COMUNICAÇÃO DA SIGNIFICAÇÃO DAS MARCAS NA FALA DE INTERLOCUTORES EM CONTEXTOS SOCIAIS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v15i29.11455Palavras-chave:
marcas, consumo, elementos de prosódia, etnografia da comunicação.Resumo
Nas últimas décadas tem se reconhecido que as marcas exercem um papel muito além da concepção de “nomear”, “marcar” e “distinguir”. Elas pertencem a um universo simbólico, e ao mesmo tempo o constituem, permitindo que os indivíduos signifiquem suas experiências por meio delas e, reciprocamente, as signifiquem por meio de suas vivências. A despeito do conhecimento dessa dimensão simbólica, pouco se investiga sobre como esses consumidores constroem esses significados. Assumindo uma perspectiva pragmática da linguagem, o presente estudo objetiva compreender como os consumidores significam as marcas, em suas interações, por meio de elementos de prosódia, que constituem importantes pistas sonoras de atitudes, emoções e intenções em situações de fala. Para tal, realizamos uma etnografia da comunicação com análise do discurso funcional. Os achados indicam o papel da prosódia na significação das marcas, uma perspectiva não mapeada na literatura da área.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.