AÇÕES COLETIVAS NA PRODUÇÃO DE BIODIESEL: O ÓLEO DE FRITURA RESIDUAL COMO MATÉRIA-PRIMA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i26.12045Palavras-chave:
Ações coletivas. Biodiesel. Óleo de fritura residual.Resumo
Este estudo tem por objetivo identificar as ações coletivas existentes no processo que envolve a coleta de óleo de fritura residual direcionada à produção de biodiesel, no Brasil. Optou-se por um levantamento, no sentido de buscar as diversas ações realizadas por associações em conjunto com a comunidade e indústrias, configurando-se em uma análise qualitativa. Constatou-se que além das associações, com estruturas de governança híbridas, atuam também nesse processo escolas, universidades, prefeituras, empresas, usinas, supermercados, entre outras organizações. As ações realizadas sofrem forte influência do ambiente institucional, e são colocadas em prática por atores de características distintas que se organizam por uma sucessão de etapas. Os membros recebem incentivos econômicos à parte para que ajam em prol do objetivo coletivo. A ação gera benefícios coletivos para os indivíduos envolvidos, além de externalidades positivas a montante e a jusante do processo, sobretudo para o meio ambiente. Em suma, a ação conjunta resulta em ganhos coletivos que individualmente não seriam atingidos.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.