ANÁLISE DA COMPETITIVIDADE DAS EXPORTAÇÕES GAÚCHAS PARA A CHINA (1999-2013)
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.12055Palavras-chave:
Competitividade, Exportações Gaúchas, Indicadores de Comércio Internacional.Resumo
Resumo: O objetivo deste trabalho consiste em analisar a competitividade das exportações gaúchas para a China, de soja em grão e fumo, no período de 1999 a 2013. Especificamente, parte-se da compreensão da orientação destas exportações e da especialização do estado na exportação destas commodities. O método utilizado baseia-se no cálculo dos indicadores de competitividade aplicados ao comércio internacional: Índice de Orientação Regional (IOR) e Índice de Contribuição do Saldo Comercial (CS). Os resultados indicam a importância do mercado importador chinês para as exportações gaúchas de ambos os produtos. Além disso, indica-se a ampliação da dependência do setor gaúcho exportador de soja da China. Para o setor do fumo, observa-se comportamento inverso. As medidas de desestímulo ao setor fumageiro adotadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) acarretam a orientação decrescente das exportações gaúchas de fumo à China. A contribuição ao saldo comercial dos dois produtos é significativa, corroborando com a ampliação do mercado exportador de soja, devido à elevada demanda mundial e retração do mercado fumageiro, o qual foi afetado pelas políticas da OMS. Em suma, o mercado de soja mostra-se em crescimento, especialmente em relação à demanda chinesa, e o de fumo apresenta declínio.
Palavras-chave: Competitividade; Exportações Gaúchas; Indicadores de Comércio Internacional.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.