FORMAS DE GOVERNANÇA, INTERAÇÃO E PROXIMIDADE: ARRANJOS PRODUTIVOS DE BONÉS E BORDADO INFANTIL PARANAENSES
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v15i29.12108Palavras-chave:
Arranjo produtivo local, estrutura institucional, mecanismos de aprendizagemResumo
Este trabalho em por objetivo analisar a influência dos atores e do desenho institucional presentes nos arranjos produtivos de confecções (formas de governança) para a coordenação dos sistemas de produção e capacitação produtiva e inovativa das MPE’s dos arranjos selecionados no Paraná. Este trabalho focaliza dois estudos de caso: confecção de bonés, em Apucarana, e confecção-bordado infantil, em Terra Roxa. Adotou-se um modelo analítico muito útil para o estudo de aglomerações produtivas, o qual enfatiza o ambiente de aprendizagem e estratégias inovativas que emergem da interação das diversas características de sistemas de produção e sistemas de conhecimento. A configuração produtiva dos sistemas analisados sugere: (a) APL de bonés - uma estrutura de governança com predominância de redes, associações locais que não tinham desenvolvidos mecanismos estáveis de coordenação, e uma combinação de uma infraestrutura de aprendizado muito pouco estruturada com mecanismos de aprendizado intrafirma mais ativo; e (b) APL de bordado infantil - uma estrutura produtiva em que predomina micro e pequenas empresas, uma governança na forma de rede, com uma baixa complementaridade na produção, uma governança complementar do tipo privada, apesar da presença do órgão público local, e uma estrutura de conhecimento que não havia gerado reflexos importantes no desenvolvimento de capacidade de inovação.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.