ADOÇÃO DO PRONUNCIAMENTO TÉCNICO CPC 12 – AJUSTE A VALOR PRESENTE: UM ESTUDO DO IMPACTO NO ÍNDICE DE NECESSIDADE DE CAPITAL DE GIRO EM EMPRESAS LISTADAS NA BOLSA DE MERCADORIAS E FUTUROS BOVESPA S.A - BM&FBOVESPA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i26.12238Palavras-chave:
Normas internacionais de contabilidade, Ajuste a Valor Presente, Necessidade de Capital de Giro.Resumo
A internacionalização da contabilidade se encontra em franco desenvolvimento no Brasil, o que tem ocorrido com a emissão de vários pronunciamentos pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e sua adoção pelas empresas brasileiras. Assim, buscando contribuir para a convergência de fato aos padrões internacionais de contabilidade, o objetivo central deste estudo foi identificar o impacto no índice de necessidade de capital de giro, quando da adoção do Pronunciamento Técnico CPC 12 – Ajuste a Valor Presente nos exercícios de 2008 e 2009, em empresas de diferentes segmentos com ações negociadas na Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros - BM&FBovespa. A pesquisa se desenvolveu pelo raciocínio dedutivo e classifica-se como descritiva, documental e quantitativa. A amostra do estudo contou com empresas que possuem ações negociadas na BM&FBovespa, classificadas pela Revista Exame no ranking das Melhores e Maiores, de diversos segmentos de atuação, sendo o critério de seleção da amostra maiores vendas do ano de 2009. A amostra inicial contou com 88 empresas, excluindo-se as empresas que não divulgaram informações ou tiveram efeitos irrelevantes do ajuste a valor presente, restaram 24 empresas. Após a análise de conteúdo do Balanço Patrimonial, Demonstração de Resultado do Exercício e Notas Explicativas destas empresas conclui-se que houve efeito do ajuste a valor presente no índice de necessidade de capital de giro, bem como no resultado financeiro e no lucro, também a sinalização de que o impacto foi mais significativo no segmento de varejo.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.