A Mulher e as Relações de Trabalho
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v5i9.1427Palavras-chave:
relações de gênero, relações de produção, mercado de trabalho, organização do trabalhoResumo
A crescente participação da mulher no mercado de trabalho no Brasil é uma tendência desde o final dos anos 70 e que se acentuou nas décadas de 80 e 90 do século XX.A relação de gênero formada por homens e mulheres é ancorada por diferenças biológicas que, na maioria das vezes, se transformam em desigualdades. A exclusão que atinge a mulher acontece, geralmente, pelas vias do trabalho, da classe, da cultura, da etnia, da idade, da raça, tornando-se difícil atribuí-la a um aspecto específico desse fenômeno. Portanto, ao se traçara trajetória da mulher no mercado de trabalho, verificase que não se consegue ter uma visão de maneira única da mulher voltada exclusivamente para uma determinada ocupação ou função. A mulher é vista ainda hoje como aquela que assume dois papéis: o de trabalhadora e o de administradora do lar. A realidade do trabalho feminino mostra então claramente que ainda são poucas as mulheres que se destacam e que têm as mesmas condições funcionais e salariais, além da mesma valorização que o homem dentro do mundo do trabalho.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
LODI, O. A Mulher e as Relações de Trabalho. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 5, n. 9, p. p. 149–160, 2000. DOI: 10.48075/revistacsp.v5i9.1427. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/1427. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.