A Política Entra no ar: Evolução e Características do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v5i8.1433Palavras-chave:
eleições, propaganda eleitoral, televisãoResumo
O presente trabalho tem por objetivo verificar a dinâmica que determina as características do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) no Brasil até as eleições de 2002. O artigo apresenta a argumentação inicial da dissertação de mestrado “A Hora das Verdades”, que analisou a construção da imagem de candidatos e partidos nas eleições para governador do Rio Grande do Sul em 2002. Foram considerados aspectos referentes à democracia de público classificada por Bernard Manin, na qual é preponderante o papel da mídia eletrônica. A pesquisa também se fundamenta na evolução da legislação do horário eleitoral para dar conta de características essenciais do modelo brasileiro de propaganda política na televisão: a herança do rádio, as leis de censura, o surgimento dos spots e a gratuidade de veiculação dos programas na mídia eletrônica.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
BERTANI, K. A Política Entra no ar: Evolução e Características do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 5, n. 8, p. p. 103–116, 2000. DOI: 10.48075/revistacsp.v5i8.1433. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/1433. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.