A Formação da Consciência e a Transformação Social na Visão da Sociologia Clássica e Contemporânea
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v5i8.1436Palavras-chave:
teorias sociológicas, formação da consciência, transformação socialResumo
A presente resenha tem o propósito de expor uma análise comparativa entre as teorias de Karl Marx, Émile Durkheim, Max Weber e Pierre Bourdieu. Com base na obra de José Otacílio da Silva, Elementos de Sociologia Geral, e por meio de uma análise comparativa, o texto procura mostrar como a Sociologia clássica e contemporânea tratam de duas questões importantes para a análise sociológica; a formação da consciência e a transformação social. O trabalho apresentará primeiramente a discussão sobre a formação da consciência e, em seguida será exposta a discussão sobre a transformação social. Finalizando as discussões, o trabalho ostentará os aspectos mais relevantes dos temas abordados e sua importância para a sociologia.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
WEIBER, W. A Formação da Consciência e a Transformação Social na Visão da Sociologia Clássica e Contemporânea. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 5, n. 8, p. p. 147–151, 2000. DOI: 10.48075/revistacsp.v5i8.1436. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/1436. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.