DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO: alternativa de mensuração da sustentabilidade social nas empresas SICOOB E UNICRED de Mineiros/GO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i36.14740Palavras-chave:
Desenvolvimento Regional. Sustentabilidade. Demonstração do Valor Adicionado.Resumo
No âmbito da administração, o termo desenvolvimento pressupõe que as ações de empoderamento ocorram de modo equitativo, evoluindo de modo equânime nas áreas econômica, política, social e ambiental. Já o desenvolvimento sustentável ocorre quando há interação dessas áreas de modo equilibrado entre todos os atores sociais, promovendo qualidade de vida e bem-estar no presente e no futuro. As organizações empresariais, juntamente com as políticas públicas, os mecanismos de promoção do desenvolvimento regional sustentável. O objetivo principal deste estudo é analisar a Demonstração do Valor Adicionado (DVA) como mecanismo de mensuração de desenvolvimento na dimensão da sustentabilidade social. O estudo se instrumentou por meio de pesquisas exploratória, bibliográfica, documental e com análise de dados de caráter quantitativo e estudo de caso. O escopo temporal estudado restringe-se aos anos de 2011 e 2012. As análises da DVA foram apresentadas com informações de duas empresas (instituições financeiras), que permitiram identificar o comportamento das mesmas quanto à destinação de recursos para os empregados, para o governo, além do que foi distribuído aos sócios, e assim inferir que a DVA é uma ferramenta apta a ser adotada na mensuração da sustentabilidade social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.