A independência do Banco Central no contexto neoliberal brasileiro: privatização do poder político em favor do mercado?
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v6i11.1499
Agências de fomento
MCT-CNPq e UESC.
Palavras-chave:
Independência do Banco Central, Acumulação capitalista, Política e Economia.Resumo
A idéia deste trabalho consistirá primeiro em explorar a explicação sobre a gênese histórica e teórica da separação entre o “econômico” e o “político” no capitalismo, sustentada por Wood. Pretende-se com isso ressaltar que esse resultado histórico gerou uma esfera econômica não pautada pela responsabilidade democrática de checks and balance, mas sujeita as regras próprias de convalidação de sua eficiência dadas pelo instrumento ideal chamado mercado. Em segundo lugar, procurar-se-á demonstrar que a proposta de Independência do Banco Central, IBC, ao igual que outras reformas no contexto neoliberal brasileiro, está condicionadas a uma visão do mercado como espaço neutro e eficiente de alocação de recursos, onde a esfera política que poderíamos chamar de formal, não deve intervir. Objetiva-se demonstrar que a Independência do Banco Central faz parte de um processo de privatização do poder político em favor do mercado, para aprofundar o regime de acumulação financeirizado, ou dominação do capital financeiro especulativo sobre a dinâmica de acumulação, tendo como estudo de caso o contexto neoliberal brasileiro. Este trabalho quer contribuir na construção de uma visão integrada entre as ciências Econômica e Política sobre a IBC, colocando-a a disposição da sociedade brasileira.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
GUZMÁN, S. J. M. A independência do Banco Central no contexto neoliberal brasileiro: privatização do poder político em favor do mercado?. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 6, n. 11, p. p. 39–54, 2000. DOI: 10.48075/revistacsp.v6i11.1499. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/1499. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.