Educando para a democracia: valores democráticos partilhados por jovens porto-alegrenses
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v6i11.1506Palavras-chave:
Educação, Democracia, Juventude.Resumo
O trabalho problematiza a questão da educação para a democracia examinando os valores democráticos partilhados por jovens porto-alegrenses. Analisa, especificamente, o valor que os jovens atribuem à democracia ao longo de duas décadas (década de 1990 e início do século XXI), buscando identificar, na perspectiva de KRAUSKOPF (2000), a que paradigma de participação juvenil seus posicionamentos se vinculam. Para atingir o objetivo, desenvolve-se uma análise de natureza quantitativa de respostas emitidas por jovens de escolas públicas e privadas, localizadas na área metropolitana de Porto Alegre/RS. Os dados são oriundos de pesquisas tipo "survey", realizadas pelo Núcleo de Pesquisa sobre América Latina (NUPESAL). A análise quantitativa é complementada por dados coletados em entrevistas semi-estruturadas. Resultados do estudo revelam que o conceito de democracia, para a maioria dos jovens, é um conceito que produz sentimentos positivos, porém, pouco compreendido na sua dinâmica, gerando, dessa forma, um abismo entre o entendimento e a valorização da democracia num sentido abs-trato e ações exigidas de um cidadão democrático.Downloads
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Publicado
01-01-2000
Como Citar
BAQUERO, R.; BAQUERO, M. Educando para a democracia: valores democráticos partilhados por jovens porto-alegrenses. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 6, n. 11, p. p. 139–153, 2000. DOI: 10.48075/revistacsp.v6i11.1506. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/1506. Acesso em: 15 abr. 2025.
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Artigos
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