GESTIÓN ESCUELA EMPRENDEDORA ESCUELA: algunas evidencias

Autores/as

  • Jair de Oliveira UTFPR-CP Universidade Tecnológica do Paraná
  • CREUZA MARTINS FRANÇA Supervisora acadêmica em Centro Universitário Filadélfia (UniFil).
  • FLÁVIA MARIA DA SILVA Professora universitária em Faculdade Educacional de Cornélio Procópio

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v17i32.16242
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Palabras clave:

Empreendedorismo. Gestão Escola Pública. Escola Pública. Gestor Escolar

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo discutir algunas propuestas teóricas que tratan de entender cómo el espíritu empresarial término se está discutiendo en las escuelas. Por lo tanto, se afirma el argumento de que, a partir de un enfoque conductual - Características de Comportamiento Empresarial (CCE) - hay una "gestión escolar empresarial", evidenciado a través de actitudes proactivas de gestores e identificado mediante la combinación de características tales como "la innovación "y la" persuasión ". En este estudio, una búsqueda de la literatura se llevó a cabo, con los procedimientos de un estudio sistemático en cuatro bases de datos y la categorización de los materiales seleccionados. El texto señala que, incluso en los factores limitantes de la gestión escolar, tales como el marco jurídico y las dificultades administrativas para aplicar los cambios en las pautas establecidas por los niveles jerárquicos más altos, es posible aplicar el espíritu empresarial en el sector de la escuela pública; Sin embargo, esta iniciativa debería ser más en un proceso colectivo y político que un conjunto de acciones individuales.

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Biografía del autor/a

Jair de Oliveira, UTFPR-CP Universidade Tecnológica do Paraná

Possui graduação em Administração de Empresas pela Fundação Faculdade de Ciencias e Letras de Cornélio Procópio (1992), atual Universidade Estadual do Norte do Paraná – UENP, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2003) e doutorado em Engenharia (Engenharia de Produção) pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: pequena empresa, trabalho do administrador, empreendedorismo, estratégia, planejamento estratégico e ciclo de vida organizacional.

CREUZA MARTINS FRANÇA, Supervisora acadêmica em Centro Universitário Filadélfia (UniFil).

Mestra em Ensino pelo Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza (PPGEN) da UTFPR-LD.

FLÁVIA MARIA DA SILVA, Professora universitária em Faculdade Educacional de Cornélio Procópio

Licenciada em Letras e Inglês (UENP), Bacharel em Administração de Empresas e Administração Rural, Especialista em Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Competências, (UNIFIL), Mestranda em Ensino de Ciências Sociais ou da Natureza ou Humanas (PPGEN – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus de Londrina - UTFPR-LD), Londrina/PR, flavia.andira@gmail.com

Publicado

28-06-2018

Cómo citar

OLIVEIRA, J. de; FRANÇA, C. M.; SILVA, F. M. D. GESTIÓN ESCUELA EMPRENDEDORA ESCUELA: algunas evidencias. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 100 a 121, 2018. DOI: 10.48075/revistacsp.v17i32.16242. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/16242. Acesso em: 3 jul. 2025.