QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DO COMÉRCIO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v17i33.16769
Agências de fomento
Bolsista PROSUP/Capes
Palavras-chave:
Qualidade de vida, Satisfação no trabalho, Modelo WaltonResumo
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) em sua essência passa por visões e definições multidisciplinares, produzindo ações que contribuem com o bem-estar e satisfação profissional nas organizações (LIMONGI-FRANÇA, 2004). Frente a este contexto, o presente estudo objetivou analisar a percepção de satisfação dos fatores de QVT de funcionários de uma empresa do comércio. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso, descritivo, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada a partir de questionário estruturado conforme o modelo de Walton (1973) e aplicada em todos os funcionários (15) da empresa em estudo. Quanto aos resultados, os mesmos revelaram que os funcionários do estudo estão no geral satisfeitos com os fatores compensação salarial justa e adequada, condições de segurança e saúde no trabalho, a utilização e desenvolvimento de capacidades, oportunidades de crescimento e segurança, a integração social na organização, as garantias constitucionais, o trabalho e espaço total de vida e a relevância social da vida no trabalho. Considerando que não houveram respostas indicando diretamente a insatisfação e que os fatores compensação salarial justa e adequada, e oportunidades de crescimento apresentaram índices de neutralidade, pode-se interpretar como pontos onde a satisfação pode ser trabalhada pela empresa.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
31-07-2018
Como Citar
DOS SANTOS, A. P.; FABRICIO, A.; ROTILI, L. B.; DIAS LOPES, L. F.; BAGGIO, D. K. QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: PERCEPÇÃO DE SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DO COMÉRCIO. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 47 a 67, 2018. DOI: 10.48075/revistacsp.v17i33.16769. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/16769. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.