FATORES DE ABSENTEÍSMO LABORAL E DE INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE: UM ESTUDO EM ÍNDUSTRIAS DO RAMO METAL MECÂNICO - FACTORS OF LABOR ABSENTISM AND ROTATIONAL INTENTION: A STUDY IN INDUSTRIES OF THE MECHANICAL METAL BRANCH
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i37.17176
Agências de fomento
Palavras-chave:
absenteísmo laboral, intenção de rotatividade, satisfação, bem estar.Resumo
Caracterizam-se como absenteísmo as faltas ou atrasos não programados e a rotatividade é o movimento de entrada e saída de funcionários do quadro efetivo de determinada organização (SILVEIRA, 2011), este estudo tem o objetivo de analisar quais os fatores de absenteísmo são mais relevantes segundo a percepção dos funcionários de indústrias do ramo metal mecânico e a intenção de rotatividade dos mesmos. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa e a técnica de coleta de dados é do tipo survey, foram aplicados os instrumentos: escala de fatores de absenteísmo laboral (EFAL) e a escala de intenção de rotatividade (EIR), ambos da autora Siqueira (2014). Os resultados evidenciaram que os fatores que mais influenciam o absenteísmo na visão dos funcionários são: baixa remuneração, os turnos de trabalho, cansaço e falta de tempo para atividades de formação continuada. Quanto à intenção de rotatividade, esta foi considerada baixa, já que os funcionários praticamente não elaboram planos para se desligar da empresa. A partir disso, foram apresentadas sugestões de melhorias quanto às escalas e controles dos horários, medidas punitivas para o absenteísmo, adequação e melhorias na remuneração.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-12-2020
Como Citar
SCHAFFER, D.; FABRICIO, A.; CARNEIRO, L.; ROTILI, L. B. FATORES DE ABSENTEÍSMO LABORAL E DE INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE: UM ESTUDO EM ÍNDUSTRIAS DO RAMO METAL MECÂNICO - FACTORS OF LABOR ABSENTISM AND ROTATIONAL INTENTION: A STUDY IN INDUSTRIES OF THE MECHANICAL METAL BRANCH. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 37, p. 22–38, 2020. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i37.17176. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/17176. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.