PRESSUPOSTOS COMPORTAMENTAIS DA NOVA ECONOMIA INSTITUCIONAL E A CONTABILIDADE
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i36.19078Palavras-chave:
Nova Economia Institucional, Racionalidade Limitada, Oportunismo, Economia dos Custos de Transação (ECT), Contabilidade.Resumo
Este ensaio tem por objetivo refletir acerca dos pressupostos comportamentais que permeiam a Nova Economia Institucional (NEI) e sua interface com a Contabilidade. Para tanto, discute acerca das principais características da NEI (em especial a racionalidade limitada e o oportunismo), sua concepção, visão da firma e sua contribuição para os estudos em Contabilidade. A racionalidade limitada e oportunismo são dois pressupostos da NEI que impactam na presença de custos de transação. Como a racionalidade é limitada, os contratos não são perfeitos e por isso precisam ser revistos e controlados. O comportamento oportunista, por sua vez, contribui, para uma maior complexidade e incerteza nas relações entre agentes, o que implica na necessidade e monitoramento dos contratos. Observa-se a que a Contabilidade através da produção e divulgação de informações busca diminuir a possibilidade de comportamentos oportunistas e melhores tomadas de decisões mesmo com a racionalidade limitada dos agentes. A Nova Economia Institucional através da Economia dos Custos de Transação traz uma nova abordagem da visão da firma, que se forma a partir de contratos entre indivíduos. Tais contratos precisam de informações para serem elaborados e de mecanismo de controle e a Contabilidade tem papel importante na disseminação destas questões.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.