NEOLIBERALISMO, EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES E BUROCRACIA
PODER, CONTROLE E ALIENAÇÃO NA SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i40.20381Resumo
Este ensaio teórico tem como objeto a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e sua estrutura burocrática. Ao fazer um resgate histórico do contexto político e econômico, nacional e internacional, que culminaram na criação da EBSERH, desenvolve uma reflexão a partir do surgimento da ideologia neoliberal, sua imposição aos países latino-americanos e seus efeitos na economia brasileira, o trabalho volta-se para as implicações que esta ideologia teve no SUS, através de uma Reforma Gerencial que flexibilizou a gestão dos serviços de saúde. Por fim, discute-se a estrutura burocrática da EBSERH a partir das contribuições teóricas de Prestes Motta, a partir de seus componentes: poder, controle e alienação. Por fim, ao realizar um paralelo entre a análise de Prestes Motta e o modelo de gestão proposto pela EBSERH, constata-se que a mesma é poder, controle e alienação, uma vez que subjacente ao discurso desburocratizador, produtivista e gerencialista, jaz uma estrutura de dominação ainda mais burocratizada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Sociais em Perspectiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.