OS PORTO-ALEGRENSES E A DIMENSÃO FORMAL DA DEMOCRACIA
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v8i15.2127Palavras-chave:
participação política, confiança institucional, capital social, cultura políticaResumo
Este artigo tem como objetivo verificar, longitudinalmente, as variações das predisposições atitudinais dos porto-alegrenses a respeito da democracia (1968-2005). Para tal, foram utilizados indicadores a respeito da percepção das pessoas sobre aspectos tais como: eleições, partidos e instituições políticas. Isto foi possível através da utilização de bancos de dados provenientes do acervo do Núcleo de Estudos sobre a América Latina (UFRGS). A principal hipótese do presente estudo é de que houve um amadurecimento democrático no âmbito procedimental que, porém, não gerou uma cultura política voltada para a participação, dessa forma, dificultando o aumento dos estoques de capital social. Os resultados indicam aumento da participação no pós-regime militar, seguida de queda e estabilização, além de atribuição de significado importante ao voto.Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
21-12-2009
Como Citar
VISCARRA, S. P.; SOUZA, B. M. OS PORTO-ALEGRENSES E A DIMENSÃO FORMAL DA DEMOCRACIA. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 8, n. 15, p. p. 111–130, 2009. DOI: 10.48075/revistacsp.v8i15.2127. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/2127. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.