Admissibilidade da Relação do Consumo de Energia Residencial e o Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil no Período de 1970 A 2011
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i36.22567
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
Palavras-chave:
Desenvolvimento econômico. Bens e serviços. Renda per capita. Vetores auto regressivo.Resumo
O objetivo deste trabalho é demonstrar a relação do crescimento no consumo de energia residencial e o índice de desenvolvimento humano brasileiro no período de 1970 a 2011. Os testes econométricos empregados na verificação da causalidade entre consumo de Energia residencial e IDH foi realizada através do modelo de vetores auto regressivo (VAR). Pode-se entender que o consumo residencial de energia teve um papel relevante no processo de desenvolvimento humano durante o período analisado, pois a energia possibilita a população maior acesso a bens e serviços. Pode-se entender que o consumo residencial de energia teve um papel relevante no processo de desenvolvimento humano durante o período analisado. Entre o período de 1999 a 2011 houve uma retração no consumo de energia residencial, apesar dessa retração ouve um aumento no índice de desenvolvimento referente ao mesmo período. Assim, os resultados demostrados pelo modelo econométrico utilizado, demonstram que as funções de impulso resposta no modelo evidenciam que o consumo de energia elétrica residencial exerce um impacto significativo no índice de desenvolvimento humano.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
07-04-2020
Como Citar
MELO, A. P. S.; LIMA, F. F.; RAMOS, J. E. S.; BORBA, M. da C. Admissibilidade da Relação do Consumo de Energia Residencial e o Índice de Desenvolvimento Humano no Brasil no Período de 1970 A 2011. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 88 a 99, 2020. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i36.22567. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/22567. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.