O RAMO METAL-MECÂNICO E A INDUSTRIALIZAÇÃO NAS MESORREGIÕES DO PARANÁ NOS ANOS DE 2007 A 2017.
METAL-MECHANICAL BRANCH AND INDUSTRIALIZATION IN THE MESOREGIONS OF PARANÁ FROM 2007 TO 2017
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v20i38.25435Palavras-chave:
Aglomerações industriais, Economia Paranaense, Metal-mecânicoResumo
A industrialização é fundamental para o crescimento e desenvolvimento econômico de um país. A relação entre estes elementos foi o foco de diversos teóricos da vertente do desenvolvimento econômico na década de 1950, isto porque muitos países haviam crescido com base nos retornos gerados pela indústria, portanto, o processo de industrialização foi o meio encontrado pelo Brasil para alcançar o desenvolvimento. Nesse contexto, destaca-se a indústria paranaense, que contribui de forma significativa com a geração de emprego e renda no país. No caso do ramo metal-mecânico paranaense, o setor movimenta a economia de diversas regiões, quando oferta máquinas e equipamentos para os demais setores estratégicos do estado, como é a agropecuária, fortalecendo a formação de polos regionais. Sobre o perfil locacional do emprego, o ramo metal-mecânico está concentrado na mesorregião metropolitana de Curitiba, entretanto os resultados do QL revelaram que o ramo também teve significativa concentração nas mesorregiões Centro Oriental, Sudoeste, Norte Central, Norte Pioneiro e Oeste.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ciências Sociais em Perspectiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.