O RAMO METAL-MECÂNICO E A INDUSTRIALIZAÇÃO NAS MESORREGIÕES DO PARANÁ NOS ANOS DE 2007 A 2017.

METAL-MECHANICAL BRANCH AND INDUSTRIALIZATION IN THE MESOREGIONS OF PARANÁ FROM 2007 TO 2017

Autores

  • Katia Fabiane Rodrigues Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Iara Zanardini Andrade Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v20i38.25435
Agências de fomento

Palavras-chave:

Aglomerações industriais, Economia Paranaense, Metal-mecânico

Resumo

A industrialização é fundamental para o crescimento e desenvolvimento econômico de um país. A relação entre estes elementos foi o foco de diversos teóricos da vertente do desenvolvimento econômico na década de 1950, isto porque muitos países haviam crescido com base nos retornos gerados pela indústria, portanto, o processo de industrialização foi o meio encontrado pelo Brasil para alcançar o desenvolvimento. Nesse contexto, destaca-se a indústria paranaense, que contribui de forma significativa com a geração de emprego e renda no país. No caso do ramo metal-mecânico paranaense, o setor movimenta a economia de diversas regiões, quando oferta máquinas e equipamentos para os demais setores estratégicos do estado, como é a agropecuária, fortalecendo a formação de polos regionais. Sobre o perfil locacional do emprego, o ramo metal-mecânico está concentrado na mesorregião metropolitana de Curitiba, entretanto os resultados do QL revelaram que o ramo também teve significativa concentração nas mesorregiões Centro Oriental, Sudoeste, Norte Central, Norte Pioneiro e Oeste.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Katia Fabiane Rodrigues, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Desenvolvimento Regional e Agronegócio pela UNIOESTE - Campus de Toledo. Docente do Curso de Ciências Econômicas da UNIOESTE - Campus de Cascavel.

Iara Zanardini Andrade, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Economista pela UNIOESTE - Campus de Cascavel.

Publicado

24-09-2021

Como Citar

RODRIGUES, K. F.; ANDRADE, I. Z. O RAMO METAL-MECÂNICO E A INDUSTRIALIZAÇÃO NAS MESORREGIÕES DO PARANÁ NOS ANOS DE 2007 A 2017.: METAL-MECHANICAL BRANCH AND INDUSTRIALIZATION IN THE MESOREGIONS OF PARANÁ FROM 2007 TO 2017. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 20, n. 38, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v20i38.25435. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/25435. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos