Assertividade e cooperação na negociação de conflitos em uma agência de pequeno porte
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v7i13.2560Palavras-chave:
Assertividade, Conflito, ClientesResumo
Um indivíduo assertivo é capaz de dizer “sim” ou “não”quando necessário e não quando adequado, expressando aquilo que
sente e considera apropriado naquele momento. O grau de
assertividade de uma pessoa será determinado pelo equilíbrio obtido
entre dois impulsores: interno (ação) e externo (comportamento).
O atendimento ao cliente pressupõe a tomada de decisões que
levem a resultados positivos para todos, e que deixe o cliente satisfeito.
Na relação entre assertividade e cooperação surgem quatro
estilos de comportamento. O artigo investiga como um grupo de
profissionais de criação e jornalismo de uma agência de comunicação
lida com a negociação de conflitos, uma constante em um setor
que atua sempre sob a pressão do tempo, e que precisa gerar trabalhos
criativos e de alta qualidade. O artigo conclui que o estilo “uso
da força” pode ser empregado no atendimento ao cliente na busca
do melhor resultado para que todas as partes sejam ouvidas, todas
as possibilidades sejam respaldadas pelas devidas argumentações
e a decisão final considere que os riscos sejam de conhecimento de
todos os envolvidos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
GALINDO, F.; OLIVEIRA, A. P. de; SILVA, G. L. de S.; ALYRIO, R. D. Assertividade e cooperação na negociação de conflitos em uma agência de pequeno porte. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 7, n. 13, p. p. 21–37, 2000. DOI: 10.48075/revistacsp.v7i13.2560. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/2560. Acesso em: 15 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.