O MERCADO DE TRABALHO FORMAL NA MESORREGIÃO OESTE PARANAENSE NO INÍCIO DO SÉCULO XXI
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v9i17.2603Palavras-chave:
Mercado de Trabalho, Economia do Trabalho, Economia RegionalResumo
O mercado de trabalho da Região Oeste Paranaense carece de estudos particularizados sobre sua estrutura ocupacional, dada a sua importância para o desenvolvimento regional e a qualidade de vida dos trabalhadores. A partir da sistematização de dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), este estudo mostra tendências do mercado de trabalho formal desta região entre os anos de 2003 e 2007. Há uma concentração dos postos de trabalho no setor terciário, embora ocorra um gradual crescimento do emprego industrial. Predomina o emprego nas empresas de micro e pequeno porte, havendo ainda um crescimento dos postos de trabalho nas grandes empresas, especialmente no setor industrial. A qualidade do emprego observada é precária, dada a alta rotatividade e a baixa remuneração em geral, especialmente na indústria e ao mesmo tempo, houve um achatamento salarial geral na região.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.