Análise do desempenho do produto e do emprego das principais economias do Nordeste (2012-2018)
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i40.26142Palavras-chave:
Ciências EconômicasResumo
O presente artigo buscou investigar e fazer uma discussão sobre o desempenho recente da economia do Nordeste por meio de uma análise do comportamento da atividade produtiva, do mercado de trabalho e de alguns indicadores sociais nesse contexto de instabilidade econômica e política do país. Tomando como base as três principais economias (Bahia, Pernambuco e Ceará) da região no período de 2012 a 2018. A metodologia utilizada na pesquisa foi descritiva e estatística e consistiu em uma breve revisão da literatura teórica sobre o crescimento econômico e empírica sobre crescimento do Nordeste. Foi possível identificar a influência da recessão econômica na Região Nordeste em 2015 e 2016, afetando a atividade produtiva e mercado de trabalho que apresentou tímida recuperação nos anos posteriores e expôs uma má distribuição educacional da força de trabalho. Entretanto, foi possível observar uma ligeira desconcentração do produto do Sudeste compensada pelo dinamismo do produto em outras regiões. Também, a Região Nordeste apresentou um crescimento do PIB acima da média nacional, com exceção do ano de 2016. O crescimento da economia nacional e regional estimulado pelo ciclo de investimentos econômicos e sociais tiveram reflexos sobre a geração de empregos formais na região.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Ciências Sociais em Perspectiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.