CULTURA ORGANIZACIONAL: CLASSIFICAÇÃO DE ARTIGOS DO EnANPAD
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v9i16.2623Palavras-chave:
Cultura organizacional. Enfoque de Smircich. Enfoque de Freitas.Resumo
O trabalho analisou os artigos sobre a cultura organizacional sob o enfoque da classificação de Smircich (1983) e Freitas (1991b). Os artigos foram pesquisados nos anais do EnANPAD e no EnGPR no período de 2005-2008, analisados 51 artigos. A presente pesquisa enquadra-se como descritiva, qualitativa, documental e de corte longitudinal. O critério de seleção se baseou na busca das palavras “cultura organizacional”, “cultura empresarial”, “cultura nas organizações” ou “cultura das organizações”, constantes no título, resumo ou palavras-chave. Os resultados quanto à classificação de Smircich (1983) e Freitas (1991b) demonstram que à área Cultura Corporativa apresentou 52,4% dos artigos. Esses dados vêm de encontro com Freitas (1991b), que é nesta corrente que se concentra o maior volume de pesquisas. Quanto ao comparativo com os dados de Borges et al (2008), encontrou-se uma diferença com relação à homogeneidade apresentada nas áreas: Administração Comparativa, Cultura Corporativa e Simbolismo Organizacional. Mas, houve uma consonância em relação aos dados das demais áreas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Arquivos adicionais
Publicado
29-06-2010
Como Citar
HEINZMANN, L. M.; GUBIANI, C. A.; SCARPIN, J. E. CULTURA ORGANIZACIONAL: CLASSIFICAÇÃO DE ARTIGOS DO EnANPAD. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 9, n. 16, 2010. DOI: 10.48075/revistacsp.v9i16.2623. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/2623. Acesso em: 16 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.