Cenário Nacional da Produção Científica Sobre Orçamento
National Framework of Scientific Production in the Budget
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v20i38.27305Palavras-chave:
Orçamento. Teses e Dissertações. Cenário da Produção Científica.Resumo
O tema da pesquisa é sobre a evolução das pesquisas relacionadas à área de orçamento. O objetivo é analisar o cenário nacional da produção científica sobre o orçamento. Empregou-se a revisão sistemática conforme a metodologia Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA). O objeto de estudo foram as pesquisas com o tema orçamento encontradas no Banco de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A análise foi por meio da análise de conteúdo, dividida em duas etapas: quantitativa, dos 77 estudos, e qualitativa dos que utilizaram uma teoria de base, totalizando 26 pesquisas. O período de maior número de publicações foi em 2016, com destaque para dissertações nos programanas de mestrado em Contabilidade, sendo a Universidade de São Paulo, a maior produtora desses trabalhos. As teorias que se destacaram foram a Teoria Institucional, Teoria Contingencial e Teoria da Agência. Apesar da escassez de estudos, identificaram-se diversas lacunas para pesquisas futuras relacionadas à temática orçamento. A pesquisa contribui com informações relevantes para outros pesquisadores do tema, por meio da análise e reflexão crítica sobre a produção científica, além de servir como um diagnóstico para investigar o tema orçamento.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ciências Sociais em Perspectiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.