Ciência versus pseudociência: um duelo ainda enfrentado?
Science Versus Pseudoscience: a duel still faced?
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v20i38.27315Palavras-chave:
Ciência, Pseudociência, Problema de Demarcação.Resumo
O complexo debate sobre o problema da demarcação e a falta de consenso sobre critérios capazes de distinguir a ciência da pseudociência, levou a realização desse ensaio teórico, o qual objetivou refletir sobre a validade em discutir o que é conhecimento científico e o que não é, em termos filosóficos. Para isso, realizou-se inicialmente uma revisão sobre a história do problema da demarcação, a qual iniciou com Aristóteles e instiga pesquisadores até a atualidade. Posteriormente, revisou-se pesquisas contemporâneas que abordaram sobre o problema da demarcação, com o intuito de identificar quais posicionamentos os cientistas atuais estão tendo com relação ao conhecimento científico. Laudan (1983) foi utilizado como base para a discussão, ao afirmar que o meio filosófico tem fracassado em demarcar a ciência, diante disso propõem-se que o problema da demarcação continue sendo discutido, mas com ênfase no campo empírico e conceitual. Por fim, com base em Jakovljević e Ostojić (2016) destacou-se uma série de características a serem analisadas tanto por pesquisadores como por avaliadores de revistas, os quais podem ter um importante papel no que se refere a garantia de publicações com conhecimento confiável, incluindo nas áreas de sociais aplicadas, tais como, ciências contábeis.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ciências Sociais em Perspectiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.