LEI DO AUDIOVISUAL: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE CAPTAÇÃO E DE PRODUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i5anos.27341
Agências de fomento
Palavras-chave:
Lei do Audiovisual. Eficiência. Cinema. Captação de Recursos. Produção.Resumo
Nos anos 1990 houve uma reconstrução das políticas públicas com intuito de fomentar o setor audivisual brasileiro, sendo criada em 1993 a Lei do Audiovisual. O objetivo deste trabalho é de analisar a eficiência das produtoras de audiovisual que utilizaram do incentivo fiscal da Lei do Audiovisual no período de 1995 a 2013. Foi utilizada a Análise Envoltória de Dados com base em valores de incentivos autorizados e captados, renda obtida e público alçando. Foi considerada a eficiência na captação de recursos e na produção do audiovisual. Somente 4,3% dos projetos conseguem captar mais que 90% dos valores aprovados e o tempo médio de captação de recursos é de 3,1 anos. Constatou-se que as produtoras mais eficientes na captação e na produção se encontram na região Sudeste. Observou-se que a maior parte das produtoras beneficiadas possui uma ineficiência relativa quanto à renda gerada e o alcance de público.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
15-05-2021
Como Citar
ASSIS, S. K. da C.; PEREIRA, C. C.; WILBERT, M. D. LEI DO AUDIOVISUAL: ANÁLISE DA EFICIÊNCIA DE CAPTAÇÃO E DE PRODUÇÃO. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 5anos, p. 164–186, 2021. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i5anos.27341. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/27341. Acesso em: 14 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.