Compreendendo os riscos operacionais fiscais: uma análise à luz da teoria da contingência
Understanding Fiscal Operational Risks: an analysis in the light of the contingency theory
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v20i38.27359Palavras-chave:
Risco Operacional. Risco Fiscal. Teoria da Contingência.Resumo
O risco fiscal, principalmente a partir do advento da inteligência fiscal por meio do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), exerce impacto direto sobre o risco a que estão expostos os contribuintes. No ambiente corporativo, esse risco recai sobre as organizações contábeis. A teoria da contingência procura explicar os fatores de mudança nas organizações oriundos de condições externas ocasionadas por uma contingência qualquer, e ainda, a Teoria da Contingência busca definir e explicar o processo de mudança organizacional interno e externo das organizações e suas interdependências com os fatores ambientais, analisando e explicando os elementos que constituem sua causa e que dela decorrem. O presente ensaio teórico tem por objetivo apresentar e discutir os riscos fiscais a que se submetem as organizações contábeis, a partir dos seguintes constructos: risco operacional e risco fiscal, à luz da teoria da contingência, cotejando-os entre si. Promoveu-se um debate contemplando os estudos empíricos e teóricos publicados nos últimos cinco anos. Ao final, evidenciou-se que a grande parte das mudanças nos riscos inerentes às organizações contábeis, à luz dos conceitos discutidos neste ensaio podem ser atribuídas aos fatores explicados pelos constructos que foram examinados no presente estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Ciências Sociais em Perspectiva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.