A qualidade de vida nas instituições bancárias no município de Toledo no Paraná
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i40.27430Palavras-chave:
Qualidade de vida no trabalho, Setor Bancário, Satisfação no ambiente de trabalho, Modelo EAA_QVT de Ferreira.Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) nas instituições bancárias no município de Toledo no Paraná, visto que uma instituição que preza pela qualidade de vida no trabalho, os colaboradores são mais satisfeitos, mais efetivos e melhor preparados para ajudar a organização a atingir seus objetivos. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, o qual adotou-se como instrumento para desenvolvimento da pesquisa o modelo de questionário EAA_QVT de Ferreira (2011), tendo como base cinco fatores estruturantes, sendo eles: condições de trabalho, organização do trabalho, relações socioprofissionais de trabalho, reconhecimento e crescimento profissional e elo trabalho-vida social. Foi utilizado uma amostra de 28 respondentes de três agências bancárias. Analisando os resultados encontrados, verificou-se que de maneira geral indicam bem-estar em relação à QVT, porém como ponto crítico existe forte cobrança de resultados. Com esta pesquisa pode-se melhorar a visão e o entendimento da organização, acerca das melhorias necessárias ao ambiente de trabalho, proporcionando cada vez mais bem-estar aos seus colaboradores.
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