PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM COPRODUÇÃO
ESTUDO DE CASO EM UM PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v20i39.28490Resumo
Este artigo objetiva apresentar a coprodução do processo de Planejamento Estratégico (PE), como ferramenta de gestão para o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), via estudo de caso. A gestão eficiente das organizações é complexa, inclusive das Instituições de Ensino Superior, necessitando de ferramentas de gestão que atendam especificidades de seu modus operandi. O PPGTIC está em processo de mudança organizacional e seus stakeholders coproduziram, via técnica Delphi com formulários online, brainstorming e encontros presenciais, a análise do ambiente interno e externo do Programa, definindo: Valores, Missão, Visão, Matriz SWOT, Fatores Críticos de Sucesso, questões estratégicas, estratégias, ações estratégicas, indicadores e resultados esperados. Ameaças e dificuldades atingem a pós-graduação stricto sensu, em especial, IES públicas, influenciadas pelo contexto político, exigindo de seus gestores a redefinição de estratégias emergentes para manter o ensino e a pesquisa de qualidade. Conclui-se que, o ambiente de contingenciamento de recursos se mostra como desafio para o PE, que tem como um dos seus objetivos, atender os critérios de avaliação da CAPES, que crescem em dificuldade, conforme o ambiente pressiona a educação pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.